Crescimento PessoalMeditação

Treinamentos de Mente Presente (Mindfulness) e Mente Compassiva

Este curso é para quem dá valor a sua saúde mental e reconhece a importância de treinar para ter uma mente clara, estável e resiliente.

A definição comum de mindfulness é estar intencionalmente consciente, momento a momento, ou seja, no presente, sem julgamento.
Tradicionalmente, a prática da meditação que mais se assemelha ao que chamamos hoje de mindfulness, é usada para treinar a mente em foco e concentração, ou seja, a não se deixar levar pelos estímulos internos e externos, a não reagir, apenas observar os “eventos” acontecendo, indo e vindo, sem uma concretude real a não ser aquela que nós mesmos atribuímos a estes.  É uma consciência totalmente desapegada.
Desta forma, se alcança a clareza e a estabilidade mental, e se pode desenvolver uma mente alerta e vívida com uma postura relaxada.
Em ambas, utiliza-se uma âncora de atenção para evitar que os pensamentos fiquem vagando entre passado e futuro, o que proporciona inúmeros benefícios para qualidade de vida. Pensamentos repetitivos e ruminantes são grandes causadores da falta de atenção e também do estresse.
A meditação é uma prática orgânica e irá se desenvolver conforme a pessoa colocar  esforço e disciplina, sempre com gentileza consigo mesmo.
Assim como os exercícios físicos, mesmo que a técnica seja simples, só a prática trará os benefícios esperados e isso dependerá da vontade e necessidade de cada um. 
Conforme a pessoa se torna experiente a compreensão da prática se aprofunda. Por isso, o que importa é que a prática seja continuada, assim como tomamos banho todos os dias, este é um cuidado que damos a nossa mente. 

Mindfulness 6 semanas

Serão 6 encontros focados nas principais práticas de mindfulness (1h30) :
1. Introdução à prática, neurociência do mindfulness, escala de atenção, respiração e meditação.
2. Body Scan 
3. Meditação mindfulness nos sentidos, sem e com alimentos.  4. Meditação ancorada na respiração. Dia do silêncio.
5 e 6. Meditação mindfulness aplicada no dia-a-dia: da resiliência emocional à criatividade.

Dias 22 de fevereiro, 01,08,15, 22 e 29 de março às 20h.

Investimento: R$ 400,00 à vista ou em até 3x. Solicitar por email o link de pagamento: anackoda@gmail.com

No Treinamento da Mente Compassiva iremos exercitar a Consciência. A consciência que somos parte de um todo e deveríamos ter uma visão equânime e amorosa para conosco e os demais.
Como ouvi de Lama Michel , a compaixão é o amor em ação ou Em outras palavras,  como diria Mattieux Ricard “Quando o amor encontra o sofrimento se transforma em compaixão.”
A grande verdade é que não só a morte é uma certeza. O sofrimento também é. Todos nós já perdemos algo que nos era precioso, já tivemos uma decepção. Faz parte da vida humana e realizar esta equanimidade, que somos todos de carne e osso,  é essencial para desenvolvermos amor e compaixão por nós mesmos e pelos outros. 

Na história da humanidade sempre houve preconceito; exclusão, abuso de poder, uso da força excessiva , o que estabeleceu parâmetros ruins de comportamento na nossa sociedade. Além disso o estímulo a competição, ao sucesso e perfeição também acabaram se tornando muito pesados.
 Nos transformamos nos nossos piores algozes. Deixamos os outros definirem quem somos, obedecendo as suas vontades e a nossa necessidade de pertencimento. E é impossível recuperamos a autonomia, o autoamor e até o nosso propósito de vida sem amor e compaixão. 
Utilizaremos atividades e praticas meditativas para desenvolver empatia e compaixão, focando o autocuidado e na familiarização da mente com emoções positivas, de equanimidade e amor.
Treinar uma mente amorosa e compassiva é essencial para diminuirmos a nossa critica pessoal. Aquela vozinha interior que nos coloca para baixo e também dificulta a enxergarmos a realidade como ela é.

Treinamento em Mente Compassiva

Serão 4 encontros focados nas principais práticas de bondade amorosa e compaixão (1h30) :
1. Introdução à Empatia e Compaixão
2. Autocompaixão
3. Compaixão: eu e o outro
4. Práticas diversas

Dias 22 de fevereiro, 01,08,15 de março às 20h.
Investimento: R$ 300,00 à vista ou em até 3x. Solicitar por email o link de pagamento: anackoda@gmail.com .

Instrutora: Ana Cristina Koda, responsável por este site. Mais informações clicando no nome.

Inscrições pelo email: anackoda@gmail.com, meio pelo qual serão fornecidos os dados para pagamento e confirmação da inscrição .

Diretor Vamos Meditar

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