MEDITAÇÃO NA IMPERMANÊNCIA
Meditação na Impermanência
Tempo sugerido: 20 a 30min.
Benefícios:
- Aceitação da realidade como ela é
- Transforma nossa mente e nossa vida
- Ajuda a desenvolver paciência
- Diminui a ansiedade
Prática:
1- Sente-se em uma almofada ou em algum lugar onde suas costas permaneçam eretas. Pernas, ombros e braços relaxados. Mãos repousando sobre as pernas de forma relaxada. Olhar tranquilo a alguns metros à frente.
2- Observe sua respiração com atenção, no ar que entra e sai dos seus pulmões. Relaxe-se completamente durante alguns minutos e conscientize-se das partes do seu corpo, pernas, braços, olhos, cabelo, sangue, ossos, músculos.
3- Examine essas partes, sua textura, densidade, tamanho. Sensibilize-se ao funcionamento do seu corpo. Observe os movimentos que estiverem ocorrendo, as batidas do seu coração, o fluir do sangue nas veias, a energia dos impulsos nervosos.
4- Conscientize-se de uma forma mais profunda e sutil, que seu corpo todo é feito de estruturas celulares vivas que se movem, modificam, reproduzem, morrem e se desintegram.
5- Volte sua atenção para a mente, ela também possui diversas partes, sentimentos, percepções, pensamentos que são incessantes. Perceba esse fluxo mental que está o tempo todo em constante mudança.
6- Observe agora seu mundo externo, o lugar onde você está, as ruas, os animais, a natureza. Vá tão longe quanto desejar. E lembre-se que cada objeto que você toca com seu pensamento está nesse exato momento em constante mudança. Nada permanece o mesmo de um instante para o outro. Concentre-se nessa experiência.
7- Para concluir essa prática pense no engano que é acreditar que as coisas são as mesmas e parecem permanentes. Tanto as coisas boas como as ruins. Dessa forma, aceitamos a transitoriedade da vida e não temos mais necessidade de ficarmos irritados ou reagimos com raiva. Dedique essa experiência para que todos possam se sentir em paz consigo mesma.
Bibliografia:
McDonald, Kathleen – Como Meditar.
Hanson, Rick – Cérebro de Buda.
Hanh, Tich Nhat – Nada a fazer não ir a lugar algum.
Excelente!Parabéns!