MEDITAÇÃO DO PROPÓSITO
Esta meditação foi oferecida por Amit Goswami (e adaptada por nós), num webinar promovido pela Editora Goya, que é responsável pelos seus livros, cursos e eventos. Para quem não conhece, Amit Goswami é PhD em física quântica, autor de diversos livros, e criador do movimento “Ativismo Quântico”, onde promove a união da ciência com a espiritualidade para uma vida e um mundo melhor.
Antes da meditação para se conectar com o propósito de vida, é interessante colocar alguns pontos levantados pelo Dr. Amit.
O primeiro ponto é refletirmos sobre qual a intenção do nosso ego ou, simplesmente, a nossa vontade. O que gostaríamos de ser e fazer? Depois, pensar sobre qual seria uma intenção da consciência una, aquela que está alinhada com o bem de todos. São os mesmos?
Em segundo lugar, Dr Amit nos brinda com a visão de que o nosso propósito, normalmente, está alinhado com 9 arquétipos da consciência, ou seja, sentimentos e valores que todos temos:
- amor: maternidade, paternidade, cuidador, educador
- justiça: juiz/advogado
- verdade: cientista, filósofos
- inteireza (wholeness) : curador, médico
- beleza: artista, poeta, músico, arquiteto, pessoas que trabalham com estética
- poder: político, líderes
- bondade: voluntariado, religioso
- abundância: empresário, economista, engenheiro
- self : ator, crítico, criativo-publicitário
Fazer ou atuar no ego ou vontade, sem perder a essência do self quântico, é a proposta de Amit Goswami para nos conectarmos com o propósito. O self quântico, aquele que está além da nossa “história atual”, está relacionado com o arquétipo que trazemos naturalmente ou nos relacionamos melhor. Por exemplo, um cuidador pode ter como motivação vários arquetipos: do amor, da bondade, da justiça. Dependerá da sua motivação ao exercer a profissão.
Segundo Amit, o arquétipo vem até nós se prestarmos atenção. Em algum momento, sentiremos uma sensação de verdade, que pode ser até incomoda. Porque quando a verdade surge, não temos dúvidas. Temos que segui-la!
Na sequência, se inicia o processo criativo, com foco e atenção. Começa o famoso “dobedobedo” de Amit, ou seja, “fazer e ser, fazer e ser, fazer e ser”. Ou seja, ouvimos outras pessoas, assistimos palestras, fazemos workshops , temos muitas ideias e gastamos bastante tempo no processo de imaginação ativa.
Depois, relaxamos. A física quântica mostra que no momento que relaxamos o inconsciente está processando várias das possibilidade que criamos na fase anterior em que estávamos fazendo. A criação expande. E quando pensamos novamente, algo tem a possibilidade de colapsar, ou seja, de virar experiência real.
Pode-se demorar para ter o resultado desejado, mas se continuar na prática uma hora irá colher o resultado.
Agora, vamos à meditação.
Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos repousadas sobre as coxas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.
Estabilização da Mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min ou conte 30 respirações, tornando-se cada vez mais consciente da sua respiração, deixando-as cada vez mais longas e profundas, mas sem forçar.
Prática
Mantenha a sua respiração regular. Tenha em mente o qual o seu desejo.
Faça as seguintes afirmações:
- Eu quero (ou intenciono) trabalhar com ……………(desejo) . Observe quais as sensações que emergem desta afirmação. Sinta as emoções que surgem nos espaços vazios. Observe suas reações físicas, sem julgar, resistir ou interagir.
- Eu quero que esta intenção seja para o bem de todos. Novamente, observe quais as sensações que emergem desta afirmação.
Agora, se pergunte:
- Esta minha intenção está em ressonância com a intenção da evolução da consciência? Permaneça em silêncio e comece a observar a sua intuição, os insights, ou seja, as respostas que surgem, seja um simples SIM ou NÃO, imagens, cenas, expressões. Normalmente, o self é como os mestres: não conta longas história. Responde delicada e assertivamente, sem rodeios. E você pode continuar indagando as respostas: da onde vem este sim ou este não? Quais são as necessidades atendidas ou não por estas palavras, imagens, memórias? Continue perguntando, indagando, mas não procure as respostas, não busque a lógica, apenas observe, sem julgar.
- Se surgirem incômodos ou um bem-estar no corpo, perceba qual emoção está relacionada a estas sensações. Pergunte o que estas emoções representam? Qual palavras está associada a esta emoção? Em que crenças estas emoções e palavras estão apoiadas?
Tome o tempo que precisar no seu processo investigativo. Lembre-se sempre de não julgar, não oferecer resistência. Siga o fluxo.
Encerre unindo as mão no centro do peito, mãos em oração, com sentimento de gratidão. Ofereça a energia positiva gerada pela prática em benefício de todos os seres.
No Comment