KURUNTHA.O YÔGA COM CORDAS.
O yôga já é um grande sucesso no ocidente, mas algumas das suas práticas estão começando a se tornar conhecidas apenas agora. Uma delas é o Kuruntha e o preparador físico e professor de yôga Luigi Turisco nos ofereceu uma breve explicação sobre esta modalidade.
VM: Nos conte o que é o Kuruntha?
LT: Kuruntha quer dizer literalmente “marionete”. Este nome se dá justamente pelo uso de cordas fixas na parede, um acessório do yôga, com o objetivo de levar as posturas para todas as pessoas, mesmo aquelas com maior limitação ou rigidez postural.
O apoio nas cordas ajuda o iniciante nas posturas mais complexas e é uma excelente ferramenta para o estudante avançado na conscientização das ações internas do corpo.
Hoje em dia, o nome que mais se destaca pela utilização da kuruntha é com certeza B.K.S. Iyengar. Porém, esta técnica é muito antiga e pertence à tradição tântrica da Índia, que veio proporcionar a democratização do yôga, possibilitando a prática para pessoas de todas as idades, tanto saudáveis como para aqueles com algum tipo de limitação.
O shiritattvanidhi, um manuscrito que data de 1811, mostra um yôga utilizando cordas para a execução dos ásanas.
VM: Qual o diferencial desta prática, método ou técnica?
LT: A prática com cordas é muito eficiente para proporcionar o aumento da consciência corporal, do alongamento e da flexibilidade. Gera ainda facilidade no aprendizado dos ásanas, desbloqueio das articulações permitindo que a energia que flui pelos chákras secundários, que se encontram nas articulações, proporcione um maior equilíbrio energético nos chákras principais. Quando toda energia interna flui livremente o corpo desfruta plenamente da saúde física, emocional e mental.
VM: Para quem é recomendado?
LT: Para todos!!! Justamente porque as cordas auxiliam nas posturas, mesmo as pessoas com uma certa limitação física conseguem executar as ásanas. O Studio Tadasti oferece aulas de yôga com a utilização das kurunthas.
VM: Qual a frequência que deve ser executado para um bom resultado?
LT: Pode ser praticado todos os dias, mas para ter algum resultado o indicado seria 2 vezes por semana.
No Comment