Sem categoriaVida e Bem Estar

Cultura de Paz

Honrando o meu passado como profissional de comunicação, a primeira fase do meu projeto de transição de vida foi criando vários conteúdos de Cultura de Paz, dentro do que na época foi estabelecido pela ONU como a década da Cultura de Paz (ano 2000), e que findado este período foi substituído pelas 17 ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Como percebo que ainda é muito pungente a necessidade de uma Cultura de Paz e não violência, a partir de uma mídia que promova estes valores, resolvi compartilhar aqui, 10 anos depois, o conteúdo deste trabalho, com as devidas atualizações.

Sapiens Sapiens

Originalmente chamado de Probuli (conselho de sábios da antiga Grécia que orientava a democracia), Sapiens Sapiens é um programa de TV e mídias digitais, com o objetivo de trazer informação de qualidade sobre temas relevantes para o sociedade, e desenvolver pensamento crítico e exercício de cidadania para os jovens. Num formato de debate entre universidades, apoiados por um mentor, dois grupos deverão defender teses contra e a favor de uma moção. Serão questionados por uma banca de especialistas e pela platéia, que votará online apoiando o grupo de sua escolha. Diferente dos formatos de debate onde sempre apenas um lado ganha, o Sapiens Sapiens propõem uma visão conciliatória, integrando os pontos fortes de ambas as defesas e sendo possível uma nova moção como resultado, que será proposta pela banca no final.

VIDA DE CELEBRIDADE

Programa de TV com o objetivo de humanizar as celebridades e valorizar a pessoa comum. Trará parte da vida cotidiana das celebridades, com o formato de “story telling”, com alegrias e vulnerabilidades, e esta celebridade também verá 5 histórias enviadas pelo público e escolhidas pela produção. A celebridade escolherá entre as histórias uma que receberá um apoio material que deverá ser patrocinado por um banco, empresa de crédito ou até por uma loja de departamentos. O final do programa é a pessoa escolhida fazendo as compras com a celebridade, que estará ajudando pessoalmente. Os temas poderão variar entre moda e decoração, educação, viagens.

GUERRA E PAZ -INTERVENÇÃO CNV

Um programa para TV e mídias digitais aonde pessoas levam seus conflitos da vida diária e são auxiliadas ao vivo por consultores especializados em mediação de conflitos, Comunicação Não violenta, entre outras práticas, trazendo conciliação aos casos apresentados. A platéia participa com pequenas intervenções facilitadas pelos apresentadores e consultores.

Humanidades

Programa no formato de documentários que mostram os mais diversos tipos de comunidades que e existem hoje pelo Brasil e pelo Mundo, como Piracanga (Bahia), Yuba (Mirandópolis, SP) e na Dinamarca a comunidade de famílias mostrada no documentário Happy, Auroville (Índia), ecovilas, Casas Compartilhadas, entre outros. O objetivo é demonstrar que existem inúmeras formas de se viver resgatando o espírito de comunidade.

Aquarius

Evento multimídia com as mais diversas expressões artísticas e atividades direcionadas a Cultura de Paz: Moda, gastronomia, arte e cultura (música, literatura, quadrinhos, design, teatro, cinema) esporte saúdem mobilidade, agricultura, indústria e tecnologia com mostras e oficinas dedicadas a cada área. Todas as apresentações deverão estar alinhadas com alguma das 17 ODS e com a Cultura de Paz.

Dentro deste evento está previsto uma área exclusiva para apresentações de instituições que levam arte e cultura para pessoas em situação de risco.

CORAGEM DE SER

Coragem de Ser é um documentário que irá navegar sobre  vulnerabilidade, conexão e coragem, mostrando histórias de reconhecidos brasileiros e especialistas em comportamento humano.

Queremos mostrar como  encararam e lidaram com os seus medos, vulnerabilidades e tiveram coragem de ser protagonistas das suas vidas.  Buscaram uma conexão verdadeira com os outros e, através deste processo se reinventaram, criaram e inovaram.

O Coragem de Ser tem um objetivo que é trazer mais humanidade para o  estereótipo de modelo de sucesso. É demonstrar que acolhermos a fragilidade humana nos torna mais fortes e muito mais bem sucedidos na vida, pois trás realização com felicidade genuína, o mais poderoso combustível para  a vida como um todo.

Baseado nos livros de Brené Brown: A arte da Imperfeição, Coragem de ser Imperfeito e Mais Forte do que Nunca.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *