Vida e Bem Estar

SAMANU PRANAYAMA

O “prana é a energia que existe em todo Universo. É o principio da vida, a energia primordial que assume todas as formas. Tudo no mundo é Prâna o alimento, o ar, o fogo, a água e a terra.” Não esqueça que abraço é prana, amor é prana e precisamos e devemos compartilhar para sermos felizes. A fim de intensificar o seu desenvolvimento compartilho o seguinte pranayama: SAMANU PRANAYAMA.

SAMA significa igual, no mesmo nível. O objetivo ou Trabalho Terapêutico: Purificar as fossas nasais, equilibrar o sistema nervoso, aumentar a consciência de si mesmo, auxiliar no desenvolvimento espiritual, ou seja, para dar novos significados para a vida.

Este Pranayama é executado em duas partes:

PRIMEIRA PARTE :
Sentar-se numa posição meditativa, no chão ou numa cadeira lembrando de deixar a coluna ereta. A mão esquerda sobre o joelho, a mão direita para executar o pranayama da seguinte forma: coloque os dedos anular e mínimo, juntos, na narina esquerda, e o polegar na narina direita, devendo exercer-se sempre a mesma pressão nas narinas. O dedo indicador e médio podem ficar dobrados para dentro da mão ou tocando o Ajna chakra (terceiro olho, na testa entre as sobrancelhas).
Tampar a narina direita e inspirar pela esquerda, durante quatro segundos. Prender a respiração de pulmões cheios por 16 segundos e expirar pela mesma narina em oito segundos. Este ritmo é o 4:16:8:0. Se não conseguir faça 4:8:4:0, ou seja, respire por 4 segundos, segure a respiração por 8 segundos e exale por 4 segundos. Durante o processo, levar a atenção para o Anahata Chakra, do cardíaco.
Executar o mesmo trabalho trocando as mãos, com a narina esquerda tampada.

SEGUNDA PARTE:
É todo executado pelas duas narinas no mesmo ritmo respiratório.
Quando inspirar – quatro segundos, tentar projetar a atenção para o Plexo Solar – o Manipura Chakra (no abdomem ao redor do umbigo).
Ao reter o ar dezesseis segundos, projetar a atenção para o Swadhisthana Chakra (chakra sexual ou órgão reprodutor).
Exalar o ar em oito segundos, visualizando o Muladhara Chakra (períneo) .
Esta segunda parte deve ser repetida de 07 a 10 vezes.

Deva Shabdam Janete

Deva Shabdam Janete

Janete Legale Lima é uma filósofa baiana, que passou boa parte da vida no Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Por causa da sua sensitividade foi buscar sabedoria em várias fontes científicas e místicas. Com todo este tempero, não poderia se tornar uma pessoa comum. Ainda jovem, largou tudo e foi passar um ano com o mestre Osho, no Oregon, EUA, que muito lhe ensinou e lhe deu o nome Deva Shabdam, a Palavra Divina.
Hoje, Deva Shabdam Janete atua como professora de Yôga e meditação, taróloga e Renascimento - uma prática com respiração para cura física e despertar espiritual que aprendeu com terapeutas de Osho e com Leonardo Orr. Contato: janetellima@yahoo.com.br

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *