Vida e Bem Estar

OS ELEMENTOS DOS ORIXÁS

João Makray é um jovem de muitos talentos que vão do domínio da tecnologia às artes plásticas. No seu trabalho, Orixás, João Makray fez uma ponte entre o universo dos Orixás e os elementos que compõe a natureza, respeitando o sagrado e, ao mesmo tempo, atualizando sua linguagem numa inspiração quase filosófica do tema.

VM: Da onde vem esta sua ligação com o tema dos Orixás? Qual foi sua inspiração-motivação em fazer este trabalho?
JM: O tema de Orixás é um patrimônio cultural brasileiro. Acredito que todos nós devemos conhecer um pouco de nossas raízes culturais. O tema está por todo lugar, basta não fechar os olhos para isso. Minha motivação foi exatamente essa de trazer o tema para uma linguagem mais popular, mais artística e natural, desviando um pouco da visão religiosa e personificada dessas entidades.

VM: E a ideia de multiplicar a sua arte em vários objetos como camisetas, sacolas, o que você queria com isso além do aspecto comercial? O que sente quando vê alguém usando a sua arte na rua?
JM: Disponibilizei as gravuras no site society6.com, pois muitas pessoas me perguntavam se eu pensava em fazer camisetas, bolsas, etc. Além disso, é mais uma maneira de espalhar essa rica cultura. Quando vejo alguém com minha arte sinto orgulho 🙂

VM: Existe mais algum projeto de arte em andamento? Algum outro projeto, algum desejo?
JM: Sim, muitos!E o desejo de sobrar mais tempo para realizá-los. Atualmente estou trabalhando numa série de pinturas inspiradas na intensidade da cultura flamenca.

VM: Se quiser deixar alguma mensagem de paz para os leitores… a casa é sua.
JM: Seja qual for o seu sonho – comece.     (De “Seja qual for o seu sonho – comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.” – Goethe. )

João Makray é designer de interfaces, designer gráfico, ilustrador, fotógrafo, programador, artista plástico e inventor, entre outras coisas. João se preocupa com os detalhes, a integridade e a estética das coisas que cria, trazendo à tona sua experiência com culturas, materiais, olhares, percursos e emoções…

João Makray é designer de interfaces, designer gráfico, ilustrador, fotógrafo, programador, artista plástico e inventor, entre outras coisas. João se preocupa com os detalhes, a integridade e a estética das coisas que cria, trazendo à tona sua experiência com culturas, materiais, olhares, percursos e emoções…

Para saber mais sobre a coleção “Orixás” e seu autor João Makray:  www.xire.orgwww.joaomak.net

orixas01   orixas02

orixas03

Redação

Redação

Conteúdo sobre meditação, yoga e práticas afins, técnicas de autoconhecimento, terapias alternativas e complementares, entrevistas, informações sobre eventos, viagens, música, livros, arte e cultura em geral, alimentação com dicas, receitas culinárias e estilo de vida.

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *