Vida e Bem Estar

O CHI KUNG E AS SUAS TÉCNICAS.

Há mais de 25 anos, Jaime Kuk é professor de práticas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, denominado genericamente de Qi Gong (pronuncia-se Chi Kun). Apesar de ser filho de chineses, no esforço de se inserir na sociedade brasileira, relutou muito em assumir a cultura chinesa. Só quando começou a aprender Tai Chi Chuan com Maria Lúcia Lee é que “descobriu” o seu lado chinês, pois se identificou plenamente com essa arte marcial. A partir daí, Jaime mergulhou mais nas artes corporais chinesas, inclinando-se cada vez mais para as práticas terapêuticas.

Jaime foi professor de biologia por muitos anos, e durante um bom tempo militou em uma modalidade de teatro amador, na época chamada de “teatro independente”, voltada para causas sociais e políticas. Por muitos anos, também participou de sessões de psicanálise. Essas experiências naturalmente se incorporaram no modo como Jaime encara o seu trabalho com Qi Gong: “a percepção de que sou uma parte integrante e inseparável da natureza, que não é boa nem má, apenas é; que sou parte integrante e inseparável da sociedade humana, com o que ela tem de terrível ou maravilhoso; tenho um universo interno, que pouco conheço, de forças muito poderosas e complexas.” Com toda esta bagagem, Jaime nos deu uma breve explicação sobre o que é o Qi Gong ou Chi Kung, que segue abaixo.

Chi Kung é um termo genérico para todo o trabalho que procure cultivar e beneficiar o ar vital. Chi = ar vital, energia. Kung = trabalho, tempo.

O Chi é um termo de milhares de anos atrás, quando não haviam os recursos tecnológicos que se tem hoje, como a tomografia. O que os antigos observaram é que o ser humano necessita de 3 fontes principais de Chi para viver:

• Chi herdado dos pais, chamado de Chi pré-natal, que inclui o Chi da fecundação e o Chi recebido na gestação, puro, já disponível para uso.
• Chi dos alimentos.
• Chi do ar.

Fora estes 3 tipos de Chi, nós também recebemos energia da natureza, das pessoas, do ambiente. Com exceção da energia que recebemos dos nossos pais, as demais precisam ser beneficiadas. Por exemplo: não é tudo do ar ou da comida que é aproveitado. O nosso corpo irá beneficiar essas energia que vem do meio externo, tornando-o cada vez mais sutil. E é este ar vital beneficiado, que irá circular e promover as funções corporais.

Em resumo, Chi Kung é qualquer tipo de atividade que promove o cultivo do ar vital, ou seja, o aumento da produção do ar vital, e que favoreça o seu beneficiamento e a sua circulação.

Quais as principais terapias corporais da Medicina Tradicional Chinesa que atuam no Chi Kung?

Todas as terapias que envolvem o corpo são chamadas de Chi Kung porque na visão chinesa o corpo é um corpo energético. Não existe nenhum exercício da medicina chinesa, que envolva só um mecanismo físico, como o músculo, porque o Chi é sempre considerado. Para os chineses o corpo é feito de Chi, de energia.

Há milhares de tipos de Chi Kung, sendo que o governo chinês têm patrocinado estudos para avaliar a real eficiência destes. De maneira simplista, podemos classificar em 2 tipos:

• Os dinâmicos, que tem movimento, Tun (movimento) Kung.
• Os estáticos, com posturas paradas, incluindo-se a meditação, onde o principal é focalizar a parte interna, Jing (ficar firme, aterrado, ancorado) Kung.

Algumas técnicas fazem um trabalho mais físico e outras um trabalho mais sutil, mas todas são Chi Kung:

• Liang Gong em 18 Terapias é mais fisioterápico, pois se utiliza de exercícios de alongamento e de força muscular. Focaliza mais em dores relacionadas ao sistema osteomuscular, como bursite, tendinite, lombalgia, cervicalgia. Toda a parte de focalização mental nos pontos a serem tratados e a condução da respiração, dão um enfoque energético ao Lian Gong. Onde há foco mental, há trabalho energético.

• Dao Yin Yang Sheng Gong é um sistema com mais de 70 sequências e é mais sutil, mais internalizado e suave. Não enfatiza movimentos de alongamento ou de força. O trabalho mental é muito mais potente, com focalização em pontos de acupuntura, respiração nos movimentos e até movimentos de língua. Dao Yin significa condução de energia.

• Jing Kung é uma prática com o corpo parado e o foco é interno e mental. O objetivo é apenas energético.

• Fang Song Gong, que significa soltar, é uma técnica de relaxamento conduzida. Temos uma sequência de regiões do corpo que vão sendo relaxadas para promover a concentração e dispersar o fogo, ou seja, equilibrar todo o processo interno que causa hiperatividade, que por sua vez causa diabetes, câncer, asma, problemas circulatórios e cardíacos. Todos estes problemas são consequências de algo que está em excesso, causando turbulências.

Atualmente, Jaime é professor de quatro dos grandes sistemas de Qi Gong: Lian Gong em 18 Terapias, Dao Yin Yang Shen Gong, Qi Gong Renovado e Tai Ji Quan (Tai Chi Chuan) estilos Yang e Chen. Além disso, faz cursos e oficinas de temas pertinentes à medicina chinesa, como respiração, origem do Qi Gong, estrutura energética do organismo humano, entre outros, para que o aluno ocidental entenda melhor o que é o Qi Gong, e, assim, obtenha melhor proveito da sua prática.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Chi Kung, é só procurar o Jaime em suas aulas abertas, de terças e quintas-feiras pela manhã. São 2 horários: 7h30 às 8h00 e das 8h00 às 8h30, no Parque Trianon. Informações sobre cursos de formação de Chi Kung e aulas de Tai Chi Chuan, pelo email: jaime.suavecorpo@gmail.com

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *