Meditação

Meditação no trabalho

Vitor de Mesquita, executivo da Accenture Interactive, escreveu este artigo excelente com o título ” 3 passos para meditar durante o trabalho”, publicado no Linkedin, que mostra como é simples incorporar a prática da meditação no trabalho. Confira!

Cada vez mais, no decorrer do meu dia-a-dia profissional, percebo o excesso de informações e cobranças recaindo sobre os profissionais de vários setores. Isto acaba por sobrecarregar muita gente que, ao não saber lidar com os sintomas deste ‘overload’ de trabalho, cobranças e informações, começa a desencadear uma série de problemas físicos, mentais e emocionais.

Mas isto, todo mundo já sabe. A pergunta que não quer calar é só uma: entre tantas turbulências mentais e físicas a que somos expostos, como manter um nível saudável de equanimidade mental? Seguem 3 passos:

1- 5 minutos de silêncio e introspecção por dia. Todos os dias.

Não estamos falando em 1 hora, ou em meia hora… 5 minutos! Pode parecer fácil, mas tantas pessoas se encontram com a mente tão acelerado que é um verdadeiro sacrifício se interiorizar. Existem movimentos interessantíssimos acontecendo neste sentido com a adoção de muitos executivos de diferentes setores de mercado, como o Awaken Love, e a Arte de Viver.

Instruções; feche os olhos; dê 3 a 5 respirações, lentas e profundas… marque 5 minutos e fique em silêncio, de olhos fechados… esvazie sua mente.

Simples assim.

2- Ouça e sinta as necessidades do seu corpo

Reuniões de trabalho podem ficar mentalmente intensas. Já vi reuniões longas, de 4, 5, 6 horas, e muitas pessoas que não tomam sequer um copo d’água, ou saem para “dar uma respirada”. Este espaço pode ser bastante importante para tomar decisões profissionais mais conscientes.

Perguntas importantes a se fazer: O que o seu corpo necessita agora? O que ele está querendo te dizer com uma dor de cabeça, uma dor localizada ou um pensamento “desagradável” recorrente?

Observe-se.

– Levar sempre um copo ou garrafa de água e tomar assiduamente (a não ser que você possua algum problema de retenção de fluidos, é claro) durante o dia e em reuniões muito longas – Para evitar uma aceleração demasiada da mente (esteja ela excitada ou deprimida) saia para respirar! Isto poderá criar um espaço importante para você, seu corpo e sua mente.

3- Está cuidado bem de você? Preze pelo bem-estar do seu colega.

Antes de pedir ou exigir um sacrifício de ordem profissional, certifique-se de que o seu colega de trabalho está em condições físicas, mentais e emocionais para te ajudar.Talvez este ponto exija, de certa forma, uma sensibilidade e bom-senso da sua parte, mas eu garanto: além de saudável, é uma maneira eficiente de se conseguir ótimos resultados.

Mas o que estes 3 passos tem a ver com meditação?

Cada um desses passos faz parte do caminho do autoconhecimento, e a meditação é justamente um processo de autodescoberta. Entre os efeitos colaterais, inclui-se a eliminação ansiedades e situações desnecessárias para o seu bem-estar.

Boa sorte, e boas meditações!

Vitor de Mesquita

Vitor de Mesquita é especialista em estratégias Digitais e Empreendedor, entre outros negócios é co-fundador do Locamob, Startup de inclusão digital para PMEs no Brasil. Gerente de Estratégias Digitais e na Accenture Interactive, braço de soluções digitais da Accenture.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

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