Práticas de Meditação

OBSERVANDO OS SENTIDOS

Tempo sugerido: 15 min.

Benefícios:

  • diminui ansiedade
  • melhora a concentração
  • integração com o ambiente
  • acalma a mente

Prática:

  1. Escolha um lugar calmo e sente-se em uma almofada ou cadeira onde suas costas permaneçam eretas. Pernas ou pés bem apoiados gentilmente sobre o chão. Mãos repousando sobre as pernas de forma relaxada. Busque olhar tranquilo a alguns metros à frente.
  2. Observe sua respiração por alguns minutos e depois observe sua postura e relaxe qualquer ponto do seu corpo onde sentir alguma tensão.
  3. Observe os sons a sua volta. Todos os barulhos e o silêncio entre um barulho e outro.
  4. Observe o peso do seu corpo, e o contato da roupa na sua pele, observe o toque do ar nas partes descobertas por exemplo as mãos e face.  Coloque sua atenção na temperatura do ar que entra e sai de suas narinas.
  5. Depois observe a luz e a imagem que se configuram a sua frente. Tonalidades, cores, claridade e sombras.
  6. Tente observar por alguns instantes a sua mente que observa as sensações, se aparecer alguns pensamentos que possam distrair a sua atenção, volte sua atenção na respiração e nos sentidos, sons, gosto, toque da roupa em sua pele, claridade e assim com tranquilidade e leveza, volte sua atenção a observar a sua mente que observa as sensações.
  7. Depois desses 15 minutos em concentração nos sentidos,  agradeça a essa experiência e volte para o seu dia mais atento aos seus sentidos.
Aloice

Aloice

Ouvir pessoas, desenhar, escrever, transformar ideias e conceitos em
arte, formas, produtos e comunicação é sua atuação nos últimos 15 anos. Sua motivação com o VamosMeditar é criar espaço interno e externo para a troca consciente de experiências para quem busca autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

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