MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DO MESTRE INTERIOR

Esta meditação é inspirada, em parte, numa prática do budismo tibetano e conecta a existência do ser inferior com o ser superior e o universo, além de ser uma ferramenta de conexão e consulta ao seu mestre interior.

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos apoiadas sobre as coxas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min.

Preliminares
Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

Prática
1. Visualize duas bolas de luz vermelho/dourado na sola dos pés. Conecte estas bolas de luz com o magma do centro da terra. Sinta esta conexão e a força da energia vital da terra. Aos poucos, visualize esta energia subindo de volta, chegando a sola dos seus pés. Seus pés e pernas são tomadas por uma grande floresta, das árvores descem raízes em direção ao centro da Terra. A floresta sobre pelos quadris, e animais selvagens começam a aparecer. Tigres, leões, elefantes surgem na região abaixo do ventre.

2. Logo acima, surge uma lua cheia, brilhante e prateada. Um frescor ilumina a noite acima da floresta.

3. Acima do umbigo, um grande sol surge brilhando como uma bola de fogo. O dia surge expressando com o seu calor a sua presença.

4. Sobre do sol, surge uma flor de lótus de 8 pontas, que gira no sentido horário, dando o ritmo do tempo, os ciclos da natureza e da vida.

5. Na flor de lótus, está sentado um ser de luz, o nosso mestre interno, a nossa porção divina que tudo sabe sobre nós. Conhece o nosso passado, presente e futuro, pois está além do tempo. Fique conectado com o seu mestre interno por alguns minutos até se sentir UM com esta energia. Neste ponto, visualize uma bola de luz dourada, que sai do coração do mestre interno, e se expande formando um campo de luz ao seu redor.

6. Sinta a energia do seu mestre interior subir pelo topo de sua cabeça e se conectar com o centro do universo. Você é um com o todo. Una as suas mãos em oração no centro do peito, simbolizando a união dos opostos.

7. Para finalizar, agradeça e dedique para que todos os seres possam acessar o seu mestre interior, trazendo maior consciência e sabedoria às suas escolhas.

Podemos recorrer ao nosso mestre interior sempre que precisarmos. Coloque uma das mãos no coração e outra no estômago. Comece a fazer afirmações mentais como, por exemplo, “eu mudo de emprego” ou “eu compro uma casa nova”ou “estou no caminho certo”, por pelo menos 2 a 3 minutos e sentindo como responde o nosso corpo na região do coração. Se a reação for de desconforto talvez sua afirmação ou desejo esteja em desacordo com as vontades da sua alma. Lembre-se de fazer sempre afirmações e não perguntas. Reflita um pouco sobre as suas escolhas também  se surgirem dores em outras partes do corpo.

 

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *