MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DOS 5 ELEMENTOS

Esta meditação nos ajuda a conectar e a purificar os 5 elementos, essenciais à nossa existência: terra, fogo, água, ar e espaço. Toda boa manifestação no mundo físico depende da harmonia entre estes elementos.

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos repousadas sobre as coxas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção apenas no ar que entra e sai pelas narinas. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta o ar passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Mantenha a prática até o soar do sino.

Prática

Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

1. Agora, volte a sua atenção na região do baixo ventre, na altura do cóccix e visualize uma terra vermelha. Agradeça a presença do elemento terra na composição da nossa carne, músculos, ossos e órgãos, e em todas as nossas realizações materiais. Inspire, visualizando o elemento terra puro em todas estas partes do nosso corpo. Ao expirar, intencione jogar fora todas as impurezas deste elemento e junto com ele o medo da morte do corpo físico e os apegos ao mundo da forma.Inspire e expire. Inspire e expire. A cada respiração, sinta a regeneração do elemento terra no nosso corpo. Inspire e expire. Inspire e expire.Inspire e expire. Inspire e expire.

2. Coloque sua atenção numa região 3 dedos abaixo do seu umbigo e visualize uma água pura e cristalina. Agradeça a presença do elemento água no nosso corpo, no nosso sangue, nos nossos fluidos, e a nossa capacidade de sentir, de experimentar as emoções. Somos compostos de 70% de água. Inspire, visualizando o elemento água puro percorrendo todo o nosso corpo. Ao expirar, intencione jogar fora todas as impurezas deste elemento e junto com ele as emoções que nos trazem sofrimento. Inspire e expire. Inspire e expire. A cada respiração sinta a regeneração do elemento água no nosso corpo. Inspire e expire. Inspire e expire.Inspire e expire.Inspire e expire.

3. Coloque agora a sua atenção na região da boca do estômago e visualize o elemento fogo queimando como uma bola de luz solar. Agradeça a presença do elemento fogo no nosso corpo, o seu poder de manter o nosso calor interno, de nos proporcionar energia, de ajudar nas nossas reações químicas, sinapses e de nos dar o poder da iniciativa. Inspire, visualizando o elemento fogo puro trabalhando em todo o nosso corpo, fornecendo a energia necessária para todos os nossos sistemas internos. Ao expirar, intencione jogar para fora toda a energia excedente de um fogo descontrolado que destrói ao invés de realizar, que queima ao invés de gentilmente endurecer a forma do barro, que começa muitas coisas e nada termina. Inspire e expire. Inspire e expire. A cada inspiração, sinta a regeneração do elemento fogo no nosso corpo. Inspire e expire. Inspire e expire. Inspire e expire. Inspire e expire.

4. Volte a sua atenção para o centro do peito e visualize o elemento ar, o prana, o oxigênio que é bombeado para todos os nossos órgãos a partir do nosso coração. Agradeça a presença do elemento ar no nosso corpo. O ar é a nossa fonte de inspiração no mundo das idéias, combustível para o nosso fogo interno e que mantém a nossa luz acessa. Inspire, visualizando o elemento ar puro. Sinta com alegria o ar entrado pelas narinas, sendo processado nos pulmões e oxigenando todo o nosso corpo. Ao expirar, intencione jogar para fora todas as impurezas do elemento ar, os pensamentos desnecessários e opressivos, que nos deixam ansiosos e tensos, deslocados do momento presente. O elemento ar abre caminho para que você se conecte com elemento espaço, e assim, possa criar a realidade que você desejar. Inspire e expire. Inspire e expire. A cada inspiração, sinta a regeneração do elemento ar no nosso corpo. Inspire e expire.Inspire e expire.Inspire e expire.Inspire e expire.

5. Coloque sua atenção na região da base da garganta, no laríngeo, e visualize o espaço sideral, da onde o primeiro som se projetou. Sons surgiram do espaço e se precipitaram em luz, em elementos.Agradeça o elemento espaço por ser o berço da criação, permitir o surgimento do som e da luz para dar forma às nossas criações.Sinta o mar de possibilidades e o infinito do espaço. Sinta o poder de transformação do elemento espaço. Sinta toda a criação sendo feita a partir do nosso comando e, ao mesmo tempo, o quão pequenos somos diante do universo. Apenas grãos de areia.Inspire e expire. Inspire e expire. Inspire e expire. Inspire e expire. O espaço nos conecta com a existência de todos os universos e, assim, experimentamos a humildade e a equanimidade.

6. Agora, coloque a sua atenção na região entre as sobrancelhas, no meio da testa. Com a visão de que todos os elementos são interdependentes, que todas as coisas acontecem apenas como resultado de causas anteriores e também, por isso, são impermanentes, faça um compromisso consigo mesmo de cuidar com amor dos elementos que compõe o seu ser, zelando pelos alimentos, as emoções, as energias e os pensamentos que consome. Inspire e expire. Inspire e expire.Inspire e expire. Inspire e expire.

7. Visualize que do centro do universo desce um raio de luz branca que desce pelo topo da sua cabeça e se instala no seu coração. E do centro da terra sobre uma luz vermelha que sobre pelos seus pés e se encontra com a luz branca, no centro do seu peito. Inspire e expire. Inspire e expire. As luzes se unem e se expandem numa bola de energia que envolve todo o seu corpo.Inspire e expire. Inspire e expire.Inspire e expire. Inspire e expire.

Para finalizar, encerre com as mãos unidas na altura peito, em mãos de oração, como aceitação da união dos opostos, juntos em harmonia. Agradeça e dedique para que todos os seres possam ter seus elementos purificados e em equilíbrio.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *