MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DO TAO

“Tai Chi” significa o equilíbrio universal, que nasce do “Wu Chi”, o estado de vazio.  Do Wu Chi aparecem as energias  Ying e Yang, que em equilíbrio e movimento, com a semente do seu oposto plantada no seu interior, formam o símbolo que chamamos de Tai Chi. O céu tem energia yang, masculina, e a terra tem energia ying, feminina. Toda a natureza existe em consequência  da atuação conjunta destas duas forças.

Para evoluirmos em consciência, é muito importante integrarmos a dualidade e compreender que nela reside a fonte de toda a criação e também da sua transformação.  Neste sentido, o símbolo do TAO, o Tai Chi, utilizado na prática do Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa,  é um dos mais emblemáticos. Carrega o movimento que confere a impermanência, a dualidade que compõe todas as coisas de forma interdependente e a sua perfeita integração na unidade. Meditar na energia do TAO é meditar no todo e no vazio da existência.

Postura

Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos repousadas sobre as pernas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min.

Prática

Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

  1. Visualize o espaço sideral. Inspire como se estivesse trazendo esta energia, este material para o centro do seu peito. Inspire e expire. Inspire e expire. Conforme respira, se forma uma bola feita de espaço sideral, um micro universo, no centro do seu ser.
  2. Agora, inspire uma luz branca na região do cardíaco, no centro do peito. Visualize esta luz subindo em direção ao céu, passando pelo chákra laríngeo, chákra do terceiro olho (entre as sobrancelhas) e coronário no topo da cabeça, até chegar ao espaço sideral. Esta luz volta a descer e se instala no chákra cardíaco.
  3. Inspire uma luz vermelha no seu chákra do coração e visualize esta luz descendo pelo chákra sexual, pelo raiz, pelos joelhos e pés até chegar no centro da Terra. Esta luz se energiza no sol do centro da Terra e volta a subir até o chákra do coração.
  4.  Ao retornar se encontra com a luz branca formando o símbolo Tai Chi. O símbolo começa a girar em sentido horário e conforme gira, vai aumentando a sua velocidade e o seu tamanho até abranger todo o corpo. O giro fica cada vez mais veloz até que o símbolo se dissolve em espaço sideral, como poeira cósmica.
  5. Os desejos do céu e da terra, ao se tornarem UM, retornam ao seu estado de vazio e voltaram para casa. Uma sensação de profundo êxtase preenche todo o seu ser.
  6. Permaneça alguns momentos em silêncio conectado com estas sensações.
  7. Finalize unindo as mãos em oração no centro do peito, agradeça e dedique a energia positiva gerada pela prática em benefício de todos os seres.

 

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *