MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DO FLUXO

Fala-se muito em viver no fluxo, mas para isso é necessário primeiro aprender a viver no presente. Esse termo é muito mais difícil de compreender do que parece. Um dos fatores mais importantes para se viver no presente é a aceitação. Quando abrimos mão da resistência que as memórias dolorosas do passado nos aprisiona, conseguimos aceitar e viver o Agora.  Resistência é medo, aceitação é amor e fluxo é vida.

Esta prática foi baseada num texto do amigo Luiz Buono, a quem agradeço a permissão de transformar em meditação.

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. /Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão./ Mãos repousadas sobre as pernas./ Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta./ Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. /(10s) Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca soltando todas as tensões e preocupações.//(30s) Retome a sua respiração regular pelo nariz e observe esta se aprofundar cada vez mais./ /(15s) Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai. //(15s) Sinta o ar passando por um ponto entre as sobrancelhas. /(30s) Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região/(10s)  Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a sua atenção para a respiração./ Mantenha esta prática até soar o sino. (+3 min, sino)

Prática

Inspire uma luz na testa num ponto entre as sobrancelhas  (5s), uma luz na base da garganta (5s), uma luz no centro do peito (5s), uma luz 3 dedos acima do umbigo (5s), uma luz 3 dedos abaixo do umbigo (5s).  Expanda estas luzes formando uma única bola de luz no seu entorno. Agora, para ancorar a prática, visualize uma bola de luz dourada na sola dos pés, conectadas com uma bola de fogo no centro da terra.

Repita mentalmente todas as frases a seguir:

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de todas as informações e obstáculos internos que criam resistência a intimidade e a proximidade, me afastando das pessoas. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de todas as informações e obstáculos internos que criam resistência a ação e me fazem reagir. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de todas as informações e obstáculos internos que criam resistência ao altruísmo e me tornam egoísta, sempre pensando apenas em meu próprio benefício.  Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda as informações e obstáculos internos que criam resistência ao meu aprendizado, tornando minha vida mais difícil. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência para enxergar a verdade e me deixam viver na ilusão. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência para a manifestação do destemor e me prendem no medo. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência para eu compreender a vida como uma escola repleta de mestres e fazem do meu mundo um lugar perigoso, com pessoas cruéis.  Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência para eu apreciar o caminho e me escravizam com planos e metas . Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência ao que somos ao invés de libertá-lo. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência a experiência de uma vida em plenitude e me prendem a ditadura dos pensamentos, emoções tóxicas e venenos mentais. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência para a evolução da minha alma e do meu espírito. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

A partir deste momento, eu escolho liberar o meu sistema de toda a informação e obstáculos internos que criam resistência à satisfação, à leveza, à sabedoria, à descoberta, à criação, à união, ao amor e ao todo. Inspire e expire, exalando todas as resistências e obstáculos por 3 vezes. (30s)

Inspire uma luz dourada e ao expirar, faça uma força empurrando pela sola dos pés todas as energias densas que ainda possam ter restado no seu corpo. Repetir 3 vezes. (30s)

Permaneça em silêncio até soar o sino. (2 min)

Finalize com as mãos unidas em prece no centro do peito e dedique a energia positiva gerada pela prática a todos os seres que precisam de amor, compaixão, paz, estabilidade, sabedoria e força.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *