MeditaçãoPráticas de MeditaçãoVida e Bem Estar

MEDITAÇÃO DO ASTRONAUTA

A ida do homem ao espaço descortinou uma nova era para a humanidade. Hoje, conhecemos a beleza do nosso planeta e também como somos ínfimos comparados a grandeza do universo. Sabemos como tudo está sempre em movimento e se expande infinitamente. Se pudéssemos olhar sempre nossas questões com distanciamento, perceberíamos como tudo é relativo e passa, se não ficarmos presos às nossas questões.

Esta meditação é inspirada numa experiência direta, onde me vi fazendo exatamente o que descrevo na meditação.  Atribuo esta experiência ao meu mestre Lama Gangchen Rinpoche, pois havia acabado de pedir a ele que me ajudasse com a mania que tinha de julgar . Já tinha compreendido muitas coisas neste sentido, mas não passava e acredito que foi assim que ele me ajudou. Quem tem um mestre tântrico sabe que qualquer coisa é possivel.

(Esta meditação tem os tempos de pausa recomendados para a execução da prática.)

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos repousadas sobre as pernas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. (10s) Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca soltando todas as tensões e preocupações. (30s) Retome a sua respiração regular pelo nariz e observe esta se aprofundar cada vez mais. (15s) Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai. (15s) Sinta o ar passando por um ponto entre as sobrancelhas. (30s) Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região(15s)  Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a sua atenção para a respiração. Mantenha esta prática até soar o sino. (+2 min)

Prática

Mantenha uma respiração consciente e traga a sua memória a lembrança de uma situação incomoda, onde a crítica e o julgamento são muito fortes. (10s)  Uma situação, que te faz infeliz por algum motivo. Seja porque não gosta do que precisa fazer, das pessoas com quem terá que interagir ou porque se acha injustiçado. (15s)

Agora, congele esta imagem e sinta o seu corpo se afastando lentamente em direção ao céu. (15s)  Observe que conforme se afasta, a situação em questão começa a ficar cada vez menor. Ao mesmo tempo, todas as emoções e pensamentos ruins em relação a esta situação também começam a diminuir. (30s)

E você continua subindo, subindo e percebe como é pequeno o que acontece quando se toma distância. (15s) Percebe como a visão mais ampla é mais bonita. Tão bonita que o sofrimento passa a não mais valer a pena. (10s)

Em determinado ponto, percebe que os incômodos sumiram. Olha em volta e está no meio do amplo espaço sideral, calmo e silencioso. Está em paz e feliz. Inspire profundamente este magnífico espaço. Repita mais 3 vezes. (30s)

Agora, se sente tão pleno que uma luz começa a brilhar intensamente no seu coração iluminando todo o seu ser. O astronauta se tornou uma estrela. (30s)

Como a mente cheia de espaço, lentamente, retorna e percebe que nada mais poderá tirar a sua tranquilidade. (15s)

Permaneça em silêncio até soar o sino. (1 min)

Finalize com as mãos unidas em prece no centro do peito e dedique a energia positiva gerada pela prática a todos os seres que precisam de amor, perdão, compaixão e paz.

 

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *