MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DAS 6 FASES

Conheci esta meditação assistindo os vídeos de Vishen Lakhiani, da MindValley Academy. A meditação das 6 fases percorre 6 focalizações que são essenciais para mantermos uma mente positiva e saudável.  Recomendo a todos como prática diária.  Estas são as 6 fases:

  1. Compaixão: nos conectamos a todos os seres com um sentimento de amor e compaixão, nos tornando um com o todo.
  2. Gratidão: agradecemos a alguma pessoa que nos fez uma gentileza ou a algo bom que nos tenha acontecido.
  3. Perdão: aproveitamos a frequência amorosa, agradecida e de completude que nos encontramos para perdoar alguém ou alguma situação que nos tenha ferido.
  4. Dia Perfeito: trazemos a memória um dia muito feliz para que esta sensação de realização retorne às nossas células.
  5. Futuro almejado: com as nossas células vibrando completude, visualizamos algo que desejamos num futuro próximo sendo realizado.
  6. Bênção: sentimos as bênçãos para realização caindo sobre nós.

Postura

Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos apoiadas sobre as pernas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min.

Prática

Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

1. (Compaixão) Respire no seu coração. Sinta uma forte conexão consigo mesmo e expanda esta energia formando uma bola de luz em volta de você. Dentro deste campo, visualize do seu lado direito os homens da sua família e conhecidos. Do seu lado esquerdo, visualize as mulheres da sua família e conhecidas. Atrás de você, visualize toda a humanidade. Na sua frente, visualize as pessoas que você tem algum tipo de dificuldade. Neste momento, você percebe que você e todos os seres apenas querem ser felizes, e fazem o que fazem para evitar o sofrimento. Com esta compreensão, sente uma profunda compaixão por todos os seres e do seu coração saem raios de luz que chegam a todas as pessoas. Você deseja profundamente que todos possam se libertar do sofrimento e alcançar a felicidade. Todos viram um rio de luz que retornam ao seu coração. Não há mais separação.

2. (Gratidão) Com este sentimento de amor e compaixão você se lembra de algo que gostaria de agradecer e que ainda não teve oportunidade. Agradeça!

3. (Perdão) Pleno deste sentimento de amor, compaixão e gratidão, lembre-se de uma pessoa que gostaria de perdoar. Lembre-se que todos erramos e que perdoando nos perdoamos também. Visualize a situação que lhe causou o desafeto e comece a se ver subindo em direção ao espaço, olhando cada vez mais de longe a situação. Veja como esta vai ficando diminuta e sem importância enquanto você se afasta. E você sente que não vale a pena guardar mágoa ou sofrimento, e liberta a pessoa e você mesmo da situação.

4. (Dia perfeito) Agora, você vai relembrar do seu dia perfeito. Aquele dia que ficou gravado em todas as suas células de tão feliz que se sentiu. Reviva esta situação, traga de volta a vida estas memórias até sentir o seu corpo vibrar.

5. (Futuro almejado) Com esta sensação, visualize o que você deseja para um futuro próximo ou até distante. Algo que você deseje muito. Passe esta vibração para esta visualização.

6. (Benção) Receba as bençãos do universo como se já houvesse realizado o seu desejo. Sinta-se merecedor e abençoado.

Para finalizar, agradeça as bênçãos recebidas e dedique para que todos os seres possam amar, serem compassivos, gratos, perdoem, sejam plenamente felizes e tenham seus sonhos realizados sem obstáculos.

Encerre com as mãos unidas na altura peito (mãos em oração), como aceitação da união dos opostos, juntos em harmonia.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

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