MeditaçãoPráticas de Meditação

MEDITAÇÃO DAS 12 PONTES

Esta meditação foi concebida para construirmos pontes para uma nova vida, um novo jeito de ser, mais corajoso e, ao mesmo tempo, harmonioso e pacífico. Isso significa fazer novas escolhas e admitir que temos crenças, pensamentos e atitudes que queremos mudar. São 12 as pontes sugeridas nesta meditação:

  1. Do julgamento para o discernimento
  2. Da tolerância para a aceitação
  3. Da punição para a correção
  4. Da fé cega para a confiança divina
  5. Do sofrimento para a cura
  6. Da expectativa para a surpresa
  7. Do egoismo para o altruismo
  8. Da idealização para a ação
  9. Do apego para a liberdade
  10. Da separação para a integração
  11. Do pensamento para a presença
  12. Do medo para o amor

Você pode incluir novas pontes e/ou praticar apenas com as pontes que acha mais relevantes no seu momento atual.

Está pronto para construir pontes em direção a uma nova vida?

Postura
Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos apoiadas sobre as coxas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min.

Preliminares
Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

Prática

1.Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do julgamento para o discernimento. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha o discernimento na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou por julgar pessoas e situações, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de usar a empatia e discernir racionalmente a situação. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

2. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da tolerância para a aceitação. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a aceitação na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou por tolerar pessoas e situações, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de aceitar as coisas e pessoas como são. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

3. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da punição para a correção. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a correção na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou por punir ou desejar que pessoas e situações fossem punidas, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de promover uma correção, consciente de que todos nós erramos. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

4. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da fé cega para a confiança divina. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a confiança divina na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pela fé cega, quando desejou que a espiritualidade resolvesse os seus problemas e dificuldades, sem assumir autorresponsabilidade, ignorando a interdependência e a impermanência de todos os fenômenos, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de confiar que por trás das aparências, tudo é e está sempre perfeito. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora . Inspire e expire uma luz branca.

5. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do sofrimento para a cura. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a cura na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que escolheu o sofrimento. Momentos em que ficou ansioso pelo medo do futuro ou quando ficou preso a uma dor do passado, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências, ao invés de confiar na cura que leva a uma nova versão dos fatos. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

6. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da expectativa para a supresa. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a supresa na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos em que optou pela expectativa, por controlar como as coisas, pessoas, situações ou resultados deveriam ser, movido pelas suas emoções, sentimentos ou experiências passadas, ao invés de compreender a alegria e o aprendizado da surpresa. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

7. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do egoísmo para a altruísmo. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha o altruísmo na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pelo egoísmo, quando pensou apenas em seu benefício próprio em detrimento dos demais, incluindo os seres amados, ao invés de compreender que é dando que se receberá, pois a única fonte inesgotável de energia é o amor, e amar é desejar a felicidade do outro. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca. Tome o tempo que precisar inspirando luz branca até sentir que não existe mais oposição interna.

8. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da idealização para a ação. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a ação correta na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pela idealização, sonhando acordado, apenas desejando e querendo algo melhor, ao invés de agir para criar as causas e condições para que as coisas pudessem acontecer. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

9. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do apego para a liberdade. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a liberdade na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pelo apego, não permitindo que pessoas, coisas, situações e inclusive a sua autoimagem pudessem ficar no passado, ao invés de escolher o frescor do novo, da liberdade da eterna criação. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

10. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte da separação para a integração. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha a integração na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pela separação, quando ficou com raiva, sentiu inveja, orgulho, se sentiu superior ou inferior aos demais, ao invés de sentir a essência que une a todos nós, que estamos todos conectados e somos todos peças necessárias de um mesmo grande quebra-cabeças. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

11. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do pensamento para a presença. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha viver no momento presente. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou por ficar ruminando pensamentos, pensando como as coisas poderiam ser, gerando ansiedade e tristeza para o seu corpo, ao invés de estar atento a sua vida corrente, às sensações e experiências de cada momento tornando-os únicos. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

12. Mentalmente repita: a partir de agora, eu escolho construir uma ponte do medo para o amor. Desta forma, libero do meu sistema toda e qualquer informação que seja um obstáculo para que eu sempre escolha o amor na minha vida. Inspire uma luz violeta e lembre-se de momentos que optou pelo medo. Medo de começar algo novo, medo de se permitir, medo de acreditar, medo de viver, ao invés de abrir o coração para expandir a força do seu amor para o mundo. Ao expirar, visualize soltando uma fumaça escura, jogando estas imagens junto para fora. Inspire e expire uma luz branca.

13. Finalize inspirando e expirando uma luz dourada e mentalizando “eu construo as pontes para uma nova vida com novas escolhas” de 3 a 5 vezes.

14. Una as mãos em oração no centro do peito, agradeça e dedique a energia positiva gerada pela prática ao benefício de todos os seres.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

2 Comments

  1. Thais Bryan
    18 June, 2017 at 9:53 — Reply

    Olá!
    Não existe áudios guia para as meditações propostas?

    • Diretor Vamos Meditar
      19 June, 2017 at 16:14 — Reply

      Thais, estamos gravando algumas meditações, mas leva um tempo ainda. Iremos soltando aos poucos, mas você mesma pode gravar e escutar a sua voz.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *