Vida e Bem Estar

AS MARAVILHAS DA BATATA DOCE!

Verdadeiro armazém de nutrientes e vitaminas, a batata doce é de fácil cultivo e baixo preço. Esta raiz, além de gostosa, é muito nutritiva e de uso milenar. Possui ação antioxidante, destoxificante, sem contar o alto poder alcalinizante, anti-inflamatório e de combate ao ganho de peso e ao envelhecimento precoce. Também reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Raiz tuberosa muito mais desenvolvida que seus parentes mais próximos, a batata doce tem a capacidade de armazenar muito mais nutrientes como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e betacaroteno sem contar micro-nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, fósforo e potássio. Para se ter ideia, registros fósseis vegetais, no Peru e de povos antigos como os Maias, apontam que o seu consumo era comum nas Américas Central e do Sul onde ele ocorre há pelo menos dez mil anos.

Aqui no Brasil, existem quatro tipos de batata-doce: batata-branca, batata-amarela, batata-roxa, batata-doce-avermelhada.

A cor amarelada deve-se à presença de mais betacaroteno no produto. Por conta disso, este tipo de batata doce possui ação antioxidante, além de prevenir certos tipos de câncer. Já a coloração arroxeada ocorre pela presença de antocianinas, pigmento natural que tem alta ação antioxidante.

Rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico e com baixa carga glicêmica, a batata doce é digerida e absorvida lentamente. Assim, estimula pouca liberação de insulina e reduz o risco da incidência de diabetes, obesidade, sem contar que o controle do apetite.

Um desses carboidratos é o amido resistente, fibra insolúvel que não sofre digestão e que acaba funcionando com uma ação prebiótica, ou seja, estimula o crescimento e também ativa o metabolismo da microbiota intestinal.

Além disso tudo, a batata-doce ainda pode também aumentar a saúde de seu fígado. Um estudo realizado no Japão, e publicado em 2007, mostra níveis reduzidos significativos de indicações de hepatite em homens que bebiam uma bebida feita de uma variedade de batata doce com casca roxa.
Sabe-se também que sucos com batata doce crua recuperam os níveis de plaquetas no sangue, muito útil em casos de Plaquetopenia (plaquetas baixas) que pode ser ocasionada por dengue ou por qualquer outra doença.

Embora a quantidade de calorias da batata doce seja maior que as de uma batata comum, também é maior a quantidade de nutrientes e de compostos bioativos. Somado a isso, ainda há estabilização nos níveis de açúcar no sangue e melhora da resistência à insulina.

Essa raiz doce virou moda dos “marombeiros”, não por acaso! Por liberar glicose lentamente, dá energia por mais tempo, favorecendo o ganho de massa muscular e a queima de gordura.

Há diversas possibilidade para incluir a batata doce em seu cardápio!  Cozida, assadas, purê, sopas são as mais tradicionais.

Então, que tal substituir o pãozinho – e com ele também o glúten – pela batata doce?

Agora, vou compartilhar com vocês uma receita de batata doce, muito simples e gostosa, da colega Carol Moraes:

Croutons de Batata doce

Ingredientes

1 batata doce média picada em cubinhos

1 colher de sobremesa de azeite de oliva

alecrim e sal à gosto

Preparo

Coloque os cubinhos de batata doce em uma forma antiaderente. Regue com azeite, salpique o sal e o alecrim para envolver todos os cubinhos.

Leve ao forno alto, mexendo sempre para não queimar. Fique de Olho! A ideia é formar crostinhas por fora e ficar macio por dentro.

Luciana Leal

Luciana Leal

Lu Machado é especialista em Nutrição Funcional Integrativa, um avanço na ciência da nutrição, que possui abordagem Integrada, com o tratamento centrado no paciente. A NFI trata a causa na correção dos desequilíbrios que geram doenças e não sintomas isolados, promovendo a saúde, o bem-estar físico, mental e emocional.
Formada há 19 anos pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, com três Pós-graduações: Nutrição Clínica Funcional, Medicina Tradicional Chinesa e Gestão de Negócios de Alimentação . Luciana possui também especialização em Alimentação Ayurvédica, Florais Frequenciais Quânticos, Nutrição Clínica Geral, Estética, Esportiva, Gestantes e Nutrizes. CRN 6286 .
facebook.com/NutriLuMachado

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *