Crescimento Pessoal

ESCOLHAS E DECISÕES

Como enfrentar as escolhas? Como lidar com a mudança para o desconhecido?

Os momentos em que precisamos tomar decisões e fazer escolhas nem sempre vêm cercados de apelos puramente racionais e/ou emocionais claros. Muitas vezes, aparecem como uma mistura de lógica, sensações, emoções e desejos, o que torna difícil o processo de decisão.

Nestas horas, a intuição é uma forma bem humana de acessar alternativas criativas para lidar com o mundo emocional e com o pragmático, pois serve para diagnosticar e indicar soluções para situações emaranhadas profissionais ou pessoais. Nesses momentos, as pessoas necessitam de apoio, de uma tutoria para facilitar o processo de elucidar e tomar decisões que irão definir seus próximos passos.

As mudanças e, consequentemente, as escolhas e decisões necessárias, podem se apresentar de várias maneiras. Por exemplo, para situações profissionais:

  • Parece que está na hora de tomar outro rumo profissional, mas não sei bem como encontrá-lo.
  • Como lidar com as mudanças de gestão ou com relações familiares na empresa? Ou para situações pessoais:
  • Quando vou parar de “engolir sapos”? (Até porque não é muito ecologicamente correto…)
  • Como conseguir me conectar com o simples prazer de viver?

Em situações como estas a tomada de decisão poderia seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro, tente identificar que “tipo criativo” você é, ou seja, como costuma criar a sua vida, qual é a sua a “arquitetura mental dos avanços”: se é do tipo visionário (o poder de criar imagens), observador (o poder de captar o detalhe), alquimista (o poder para unir a diversidade), sábio (o poder de simplificar) ou tolo (o poder para celebrar a fraqueza, a faceta mais completa da criatividade). Tanto o tipo criativo quanto o dom ou talento pessoal ajudarão na escolha do caminho de menor resistência e maior rendimento para realizar as mudanças necessárias.
  2. Depois, identifique quais são as suas crenças, seus valores, o que pensa sobre as coisas que lhe são importantes e avalie se elas ainda lhe servem, se estão coerentes com o que quer para a sua vida. Talvez seja necessário que você amplie as formas de ver e avaliar a realidade, alterando conceitos de “co-mandam” as suas escolhas.
  3. Faça uma investigação apreciativa da sua jornada. Relembre seus êxitos e seus sonhos valiosos.
  4. Atualize a sua história de vida: memórias, mandatos e visão de futuro.
  5. Utilize técnicas de relaxamento e de visualização, que abrem espaço para que o melhor para você se apresente naturalmente. Uma boa pista para saber se você chegou numa decisão que contém vitalidade e benefícios é perceber o que sente com a ‘nova perspectiva’, se isto traz aquela alegria genuína almejada. O desafio é sentir e agir: a “intuição criativa” pode ser a resposta para um novo impulso e sucesso em decisões importantes para sua vida.

Saiba mais: www.ecologiainterior.com.br

 

Elaine Vieira

Elaine Vieira

PhD, facilitadora de processos de escolha e de tomadas de decisão e de transformação individual e organizacional – por meio dos modernos conceitos de qualidade e criatividade para Organizações que Aprendem; conhecimentos de diversas tradições culturais e a abordagem da “Investigação Apreciativa”, para o gerenciamento saudável da ‘ecologia interior’: liderança, autoconhecimento, desenvolvimento e maestria do potencial pessoal e profissional.
Tem pós-doutorado em criatividade e processos de auto-desenvolvimento (Saybrook Institute, San Francisco, CA, sob a orientação de Stanley Krippner); doutorado (Unicamp, Campinas, SP), mestrado (U.C. Berkeley, CA) e graduação (Poli-USP) em engenharia. Possui experiência de mais de 20 anos em coordenação e orientação de trabalho de grupos e de indivíduos – como consultora, palestrante, professora e pesquisadora universitária. É também autora do livro “O Jardim das Qualidades – uma abordagem para a ecologia interior”; e co-autora do capítulo sobre Gestão do Autoconhecimento, em Kruglianskas, Isak e Terra, José Cláudio C. (org.) – “Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias Empresas”. Produtora e colaboradora do “Dragon Energy Cards – empoderamento e saúde na sua vida”.

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *