MeditaçãoPráticas de Meditação

ESCANEAMENTO CORPORAL OU BODYSCAN

Relaxar o corpo é sempre um bom caminho para iniciar uma prática contemplativa. Além de atuar no relaxamento físico, também ajuda a relaxar a mente, pois a traz para o momento presente.  Uma prática muito eficiente neste sentido é o escaneamento corporal, que consiste em fazer uma varredura em todo o corpo, observando as partes que estão tensas e intencionando relaxá-las. O Body Scan ou Escaneamento Corporal pode ser feito rapidamente, como um relaxamento que antecede a meditação, ou de forma mais longa, como prática principal, dando mais tempo e atenção para cada parte do corpo.

Postura

Esta meditação pode ser feita sentada ou deitada. Sentada em almofada de pernas cruzadas ou em cadeira, com os pés bem apoiados no chão. Mãos apoiadas sobre as coxas. Lembre-se de estar numa posição estável e relaxada. Apenas atenção com a coluna ereta. Mantenha os olhos semi-cerrados ou fechados.

Estabilização da mente
Comece colocando atenção na sua respiração. Faça 3 respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Retome a sua respiração regular pelo nariz. Coloque atenção no movimento das narinas, na temperatura do ar que entra e que sai, ou sinta este passando por um ponto entre as sobrancelhas. Pode ainda colocar a mão na barriga e acompanhar o movimento do ar que entra e sai através desta região. Lembre-se de não resistir a pensamentos, reações físicas ou emoções. Apenas observe, sem julgar e retome a atenção para a respiração. Faça esta prática por pelo menos 5 min.

Preliminares
Coloque um leve sorriso nos lábios e uma intenção positiva na prática.

Prática

  1. Inspire e coloque a sua atenção no topo da cabeça, no couro cabeludo, orelha e nuca. Ao expirar, jogue toda a tensão acumulada nestes locais.
  2. Mais uma vez, inspire e coloque sua atenção na face, sua testa, nariz, olhos, boca, bochechas. Ao expirar, jogue toda a tensão acumulada no seu rosto.
  3. Agora, inspire voltando sua atenção para o seu pescoço, ombros. Expire jogando fora toda a tensão do seu pescoço e ombros, uma área que sempre acumula muito peso e preocupações.
  4. Inspire e volte sua atenção para seus braços, mãos e dedos. Expire, soltando as tensões e relaxando estes membros.
  5. Mais uma vez, inspire, agora colocando sua atenção nas suas costas, sua coluna e sua região lombar. Observe como está esta parte do seu corpo. Expire jogando toda atenção localizada nas suas costas, relaxando o máximo possível.
  6. Inspire profundamente e volte sua atenção ao seu peito, tórax, abdômen, ventre e região sexual. Expire relaxando todos os músculos e órgãos internos.
  7. Agora, inspire colocando sua atenção nos seus quadris e coxas. Relaxe estas áreas do seu corpo. Expire liberando toda a tensão nos seus quadris e coxas.
  8. Finalizando inspire trazendo o ar para os seus joelhos, panturrilhas e seus pés. Através da respiração, relaxe esta parte tão exigida do nosso corpo. Expire, jogando fora toda tensão e o cansaço destes membros.
  9. Fique alguns momentos em silêncio conectado com estas sensações.
  10. Finalize unindo as mãos em oração no centro do peito, agradeça e dedique a energia positiva gerada pela prática em benefício de todos os seres.
Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

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