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DIAS SEM RECLAMAÇÃO

Se existe algo muito corriqueiro e trivial é a reclamação. A vida e os tempos atuais são desafiadores, mas ajuda alguma coisa apenas reclamar?

Tomarmos consciência do que nos incomoda e tentar corrigir é saudável. O que não é saudável é o hábito de reclamar o tempo todo sem ação corretiva.

Quando reclamamos, muitas vezes supervalorizamos o ocorrido, baixamos e gastamos energia que poderia ser canalizada de forma positiva e, sem perceber, nos acostumamos a fazer papel de vítimas para não assumirmos a responsabilidade pelo ocorrido.

Ou seja, nada de positivo vem com a reclamação que se torna facilmente um hábito incorporado e autômato. Pior! Em tempos atuais pode virar facilmente semente da raiva.

Dependendo de como ela se manifesta, a reclamação é a nossa pequena parcela diária de violência. É a nossa colaboração para algo que nos aflige e é importante refletirmos sobre isso.

Então, para tentarmos sair deste automatismo da reclamação, lançamos um desafio: que tal passar um dia sem reclamação?

Segue um guia prático para ajudar a passar pelo desafio:

– conte até 60 toda vez que quiser reclamar. Este é o tempo que o córtex pre-frontal demora para assumir o controle sobre as emoções e atitudes impulsivas.

– coloque-se uma meta de se auto observar para se conter toda vez que for reclamar para que no final do dia possa comemorar todas as vezes que mudou o comportamento.

– escreva todas as suas reclamações num papel em detalhes: o objeto da reclamação, motivo, sensações e emoções. No dia seguinte leia o que escreveu e medite, reflita sobre o assunto. Talvez perceba uma frustração consigo mesmo por um desejo não atendido, uma culpa por algo que fez ou deixou de fazer… No fundo somos vítimas dos nossos próprios desejos e as circunstâncias só ajudam a criar as condições para percebermos isso.

– medite sobre a sua capacidade de lidar com frustrações

– pense que o universo conspira a favor e tudo tem motivo. Quando a gente aceita um fato “desagradável”, desapega e segue adiante, o futuro sempre demonstra a sabedoria do ocorrido.

– para coisas que acontecem sempre, tente compreender o que está por trás deste padrão. Uma necessidade não atendida sua ou daqueles envolvidos. Observe e corrija. Assuma o poder de mudar os padrões.

-lembre-se que reclamações constantes podem virar pensamentos ruminantes e provocar doenças como o stress que baixa a imunidade além de vários outros prejuízos a saúde. Por isso, use o bom humor nas mais diversas situações e inverta o jogo.

– cante e seus males espante. Pense em tudo de bom que você tem e evoque o sentimento de gratidão que é um bom antídoto para a frustração e a raiva.

– se estiver insatisfeita com algum serviço ou pessoa, tome uma atitude. Cancele, delete, termine!

Temos o hábito de ficarmos nos sentindo reféns das empresas ou pessoas quando apenas somos reféns da nossa preguiça de tomar uma atitude.

Em resumo: conte até 60, lembre que o universo conspira sempre a favor, desapegue da situação, faça piada de si mesmo, cante e agradeça.

Lembre-se que muitas guerras e rupturas começam com reclamações, que viram acusações e por ai vão. Podemos fazer a nossa parte para construir um mundo mais pacífico apenas virando esta chave. Bom dia sem reclamação a todos!

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

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