Meditação

A ALQUIMIA DA MEDITAÇÃO

Postura, quietude, silêncio. A tríade alquímica da meditação.

O corpo e a mente estão profundamente interligados influenciando um ao outro, o tempo todo, através dos sentidos e das informações/reações a estes, gravadas na nossa memória. Isso faz que nos tornemos seres autômatos, viciados em comportamentos do passado e com grande ansiedade em relação ao que ainda não conhecemos, o futuro.

A meditação é uma prática que nos leva a um estado de presença onde é possível reconhecer como este sistema funciona, e existem 3 elementos básicos para que isso ocorra: a postura, a quietude e o silêncio.

O primeiro elemento é a postura física e mental. É necessário colocar o corpo numa posição confortável e relaxada, mas que não leve ao torpor mental. A postura deve permitir um estado de consciência corporal, mesmo que o corpo esteja deitado. A postura mental é a intenção positiva que colocamos na prática, seja ela qual for.

O segundo é a provocação da quietude. Esta é a parte mais difícil para a maioria das pessoas, pois as leva a uma conexão interior, que não estamos acostumados. Porém, é neste espaço livre de afazeres e movimentos, que encontramos o relaxamento necessário para que a prática se estabeleça. Vencer a necessidade de “fazer” é imprescindível para que a “poeira” abaixe e possamos acolher a nós mesmos. Nossas emoções, preocupações e necessidades, observando tudo com muito mais clareza.

E por último, o essencial, o silêncio. A beleza nobre do silêncio interno, onde podemos mergulhar por alguns minutos na paz do espaço que existe dentro de nós, na presença, no agora, e que nos traz a certeza absoluta que temos um refúgio. É só parar e respirar.

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *