Vida e Bem Estar

A ALOE VERA E AS SUAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS

O gel industrializado com a planta medicinal Aloe Vera, popularmente conhecida como babosa, apresenta uma série de funções terapêuticas. Entretanto, é preciso destacar que embora existam na cultura popular diversas informações sobre os benefícios da babosa, de fato existem mais de 80 espécies da planta Aloe Vera, muitas impróprias para utilização. Destas, apenas cinco são seguras para o consumo e uso, sendo a Barbadenis Miller a maior responsável por tantos efeitos benéficos à saúde, conforme extensa literatura. Ainda assim, para que ela seja consumida sem riscos à saúde, o gel deve ser 100% estabilizado, pois ao menor contato com a casca, que é tóxica, pode contaminar todo o produto.

A Aloe Vera tem sido usada ao longo dos séculos devido às suas propriedades medicinais e, atualmente, é utilizada na fabricação em produtos de higiene e estética, sem contar os alimentos funcionais.

Fonte de magnésio, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, antioxidantes, compostos e bioativos e 18 aminoácidos, nutrientes essenciais para síntese de proteínas no interior da célula que, em associação com outros nutrientes, dieta saudável e bons hábitos de vida contribuem sobremaneira para a modulação genética e, desta forma, prevenir doenças.

O gel da Aloe Vera é um tônico intestinal, sem ser laxativo, regula o pH, sem falar da recuperação da mucosa intestinal. Reduz o crescimento de bactérias patogênicas e fungos mediante sua ação imunomoduladora, antibiótica e antialérgica. Também recupera a mucosa gástrica, é cicatrizante e regula o pH gástrico ao mesmo tempo em que ativa as enzimas digestivas, fato que melhora a absorção de nutrientes.

O gel alcaliniza o pH sanguíneo, é destoxificante hepático, renal e celular, anti-inflamatório, antioxidante, previne o câncer, atua como antienvelhecimento, controla o diabetes, sem falar que melhora o humor e regula o sono. Isso ocorre porque, graças ao Triptofano– aminoácido que junto com algumas vitaminas do complexo B e magnésio (também presentes no gel) necessários para converter o triptofano em serotonina – hormônio do bom humor– e na melatonina, hormônio do sono, à noite.

Seu uso tópico tem alto poder de penetração e é um regenerador celular, antienvelhecimento e hidratante capaz de tratar desordens da pele, alergias e queimaduras.

Como consumir:
Existem gel e sucos de Aloe Vera prontos para o consumo.
Procure por produto de confiabilidade e liberado pela Anvisa.
A Posologia pode variar dependendo de cada caso, e pode ser consumido em jejum pela manhã e ou à noite antes de dormir, ou mesmo antes das refeições.

Luciana Leal

Luciana Leal

Lu Machado é especialista em Nutrição Funcional Integrativa, um avanço na ciência da nutrição, que possui abordagem Integrada, com o tratamento centrado no paciente. A NFI trata a causa na correção dos desequilíbrios que geram doenças e não sintomas isolados, promovendo a saúde, o bem-estar físico, mental e emocional.
Formada há 19 anos pelo Centro Universitário São Camilo em São Paulo, com três Pós-graduações: Nutrição Clínica Funcional, Medicina Tradicional Chinesa e Gestão de Negócios de Alimentação . Luciana possui também especialização em Alimentação Ayurvédica, Florais Frequenciais Quânticos, Nutrição Clínica Geral, Estética, Esportiva, Gestantes e Nutrizes. CRN 6286 .
facebook.com/NutriLuMachado

1 Comment

  1. 28 November, 2014 at 22:16 — Reply

    Adorei a contribuição!!!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *