Meditação

150 MINUTOS DE ARTE E ESPIRITUALIDADE

Da mesma forma que confio que a ciência um dia dará completa lógica e método à espiritualidade, acredito que a arte, a literatura e a música são as suas expressões mais universais, que transcendem raça, credo, idade e tudo o mais que tenhamos inventado para nos percebermos diferentes.

E o que dizer quando para a execução da obra, a experiência do silêncio e da meditação fazem parte da estética de uma artista como Marina Abramovic, cujo trabalho há muito tempo transformou o ser-humano em divina arte?

Método Abramovic. 30 minutos acordando os sentidos e tomando consciência do corpo e 120 min de introspecção profunda e mergulho dentro de si mesmo, percorrendo cenários minimalistas com mobiliário adornado com cristais incríveis. Difícil não cobiçar aquelas camas com travesseiro de cristal. Mais incrível ainda, é perceber que mesmo mergulhada no silêncio (usamos poderosos fones de ouvido como proteção), conseguimos ter desejo. A fera nunca amansada.

Aliás, conseguir escutar alguns sons internos foi a primeira sensação incrível desta experiência. Nunca tinha ouvido o reverberar do esqueleto ao bater no solo. Chega aos ouvidos como as batidas do coração.

Imagino que para muitas pessoas seja bem desafiador pensar em ficar 150 minutos em silêncio. Para mim foi e, por isso mesmo, queria saber como me sentiria. De fato, foi muito menos difícil do que imaginei e acabou sendo uma das melhores experiências que já tive com a prática de meditação. Não que esta fosse incluída claramente no roteiro, mas foi primorosamente induzida no início e, para bom entendedor, para ficar duas horas e meio em silêncio, melhor relaxar e contemplar.

A cada etapa, um processo novo e inesperado. Entre os altos e baixos do percurso, sai de lá em literal êxtase. Ao ir me entregando durante o processo, fui sendo levada numa verdadeira viagem interna.

No final, entendi que a toda a estética criada tinha sido concebida para que pudéssemos entrar em contato com a nossa beleza interior. Algo como um caminhar em direção a uma epifania. Sai de lá e, por horas, ainda estava sorrindo largamente. O espírito da arte se apossou de mim.

“É importante que a a gente se divirta com a arte”, Marina Abramovic, SESC Pompéia, 27.03.2015

Ana Cristina Koda

Ana Cristina Koda

Após mais de 20 anos no caminho do autoconhecimento e da espiritualidade, resolveu compartilhar suas visões e experiências pessoais, frutos das práticas de meditação, através de seus artigos. Seus muitos anos como profissional das áreas de marketing e comunicação são a base desta sua vontade de se comunicar, agora, com um propósito maior.
Vamos Meditar concretiza este sonho, que está se realizando e que dedica a todos os seres. Também dá aulas particulares de meditação e atende com terapias integrativas para quem quer seguir o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Contato pelo email: anackoda@gmail.com

No Comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *